Trânsito violento exige paciência

Trânsito violento exige paciência

Trânsito violento exige paciência

O trânsito está cada dia mais violento. Em 2011, segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mais de 331 mil condutores se envolveram em acidentes de trânsito. Desse total, 29 mil foram mulheres. Apesar de não serem as maiores causadoras de problemas de trânsito, as mulheres sofrem constantemente com o estresse de sair nas ruas de carro.

O ambiente de trânsito é definitivamente estressante, especialmente nos grandes centros. A correria do dia a dia e a necessidade de seguir horários faz com que os condutores deixem de lado algumas das regras definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entretanto, não seguir as leis dificulta ainda mais o trânsito caótico.

Para a psicóloga e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Trânsito e Transporte Sustentável da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alessandra Bianchi, o primeiro passo é que todos entendam que o trânsito não é um espaço individual. “O condutor não pode fazer o que quiser, mas também não pode escolher como os outros vão agir. Se todos cumprissem com a regra de trânsito, seria diferente”, diz.

Por isso, ela considera que é necessário um preparo diário antes de sair às ruas. “É preciso se preparar e pensar que está indo para um ambiente estressante e que é importante poder tolerar um pouco”, explica. É interessante lembrar que é um espaço público em que todos compartilham a mesma regra, mas nem todos a seguem.

Atitudes que pioram

Entretanto, algumas respostas podem piorar a situação. “Não se deve tentar responder na mesma moeda, pois o nervosismo pode trazer outros problemas”, afirma Alessandra. Segundo a psicóloga, deve-se entender que o comportamento do outro condutor está errado e tentar tolerar. “Conseguir suportar o erro dos outros é difícil, mas não vale a pena ter um ataque cardíaco por conta do estresse”, acrescenta.

Deixar-se levar pela influência emotiva aumenta as chances de a mulher errar no trânsito, apesar das comprovações de que elas são mais cuidadosas ao dirigir. Com essa indignação, a condutora pode cometer um equívoco e causar mais acidentes. “A mulher deve tentar suportar e pensar que responder não traz ganho para ninguém“, afirma.

Alessandra cita as pesquisas de que os homens provocam acidentes por conta de erros e transgressões, enquanto mulheres costumam se esquecer de realizar alguma ação (ligar a seta, por exemplo) quando são as causadoras. “Elas já são mais cuidadosas em geral, então isso tem que ser mantido no trânsito violento”, diz.

Bradesco Seguros

A vida é um grande espetáculo e para protagoniza-lo com dignidade precisamos nos sentir protegidos. E esta proteção começa individualmente, passando pela nossa própria vida, nossa saúde, nosso futuro, nossa família e nosso patrimônio para que possamos viver intensamente cada ciclo da vida. Por isso, a proteção passa a ser a grande necessidade das pessoas neste século, marcado por acontecimentos imprevisíveis.  E proteger as pessoas e seus patrimônios é justamente a missão da maior seguradora do Brasil: a Bradesco Seguros.

Fundada há 78 anos, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.

Ao longo de sua história a Bradesco Seguros, vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento e pleno sucesso. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 42 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 374 dependências próprias e 42 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,6 mil agências do Banco Bradesco.

A Bradesco Seguros também foi pioneira em seu segmento na implantação de uma Ouvidoria de Clientes. Um canal de comunicação, com o objetivo de solucionar eventuais problemas de atendimento. Uma estrutura que funciona dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Diferenciais que consolidam cada vez mais a marca do Grupo Bradesco de Seguros no mercado brasileiro.

Uma marca construída a partir do resultado de suas quatro seguradoras.

Sobre o Autor

LuzeAzevedo administrator

error: Content is protected !!