Tracker desafia EcoSport

Tracker desafia EcoSport

Tracker desafia EcoSport

Importado do México, utilitário da Chevrolet chama para a brigar o Ford que lidera o segmento

A briga foi bem mais acirrada do que mostram as notas obtidas pelo recém-lançado Tracker e pelo renovado EcoSport (veja abaixo). Como esses utilitários-esportivos são muito semelhantes em quesitos como espaço, conforto, lista (ampla) de equipamentos e até desenho, aspectos como o valor salgado da franquia do seguro foram determinantes para dar a vitória ao Ford, cuja média de preços fica em torno dos R$ 2 mil – metade do cobrado na apólice do Chevrolet novato.

O EcoSport, referência no segmento de utilitários derivados de carros compactos – é pioneiro e líder de vendas –, se sobressai no conjunto mecânico graças ao câmbio automatizado de seis marchas e duas embreagens. Essa transmissão o deixa mais ágil que o Tracker principalmente em acelerações partindo de rotações baixas, quando a caixa automática de seis velocidades do Chevrolet se mostra um tanto lenta e exagera nos trancos.

Os motores se equivalem. São flexíveis e o 1.8 do Tracker gera até 144 cv, ante os 147 cv do 2.0 do EcoSport (com 100% de etanol). O Ford leva uma pequena vantagem no torque (19,7 mkgf, ante 18,9 mkgf), mas o Chevrolet alcança força máxima em rotação mais baixa. Nas retomadas, o desempenho dos dois é bem parecido.

A tabela do Tracker, disponível em versão única, LTZ, parte de R$ 71.990. A configuração do EcoSport que concorre com o Chevrolet é a 2.0 Titanium, a partir de R$ 73.990. Vale lembrar que o Ford 2.0 com câmbio automatizado tem opções que partem de R$ 64.960.

De série, os dois trazem direção assistida, sistema multimídia, auxílio a manobras na traseira e ar-condicionado. No Tracker, os bancos de couro são de fábrica e no EcoSport, opcionais (em pacote que inclui air bags laterais e do tipo cortina). O brasileiro traz controle eletrônico de estabilidade, indisponível no Chevrolet.

Os extras do Tracker são air bags laterais e do tipo cortina e teto solar – que o Eco não tem.

DIRIGIBILIDADE

As suspensões de EcoSport e Tracker têm estruturas semelhantes, assim como seus freios – a disco na dianteira e a tambor na traseira. Os fatores que contribuem para tornar o Ford mais gostoso de dirigir são o ajuste da assistência da direção e a presença do controle eletrônico de estabilidade.

O direção do Ford responde melhor aos comandos e ajuda a deixar o carro mais à mão do motorista. O sistema passa sensação de leveza em manobras e segurança em rodovias, mesmo nas mudanças de trajetória em velocidades elevadas.

Na cabine, a vantagem é do Tracker. Feito sobre a plataforma do Onix, não tem acabamento primoroso, mas traz plásticos de qualidade superior aos utilizados no EcoSport, que é derivado do Fiesta.

É mais fácil encontrar a posição ideal de guiar no Chevrolet. O ajuste do encosto do banco dianteiro – por alavanca, como o do Ford – é mais bem localizado e permite mais regulagens que o do rival.

Nenhum dos dois tem navegador GPS e seus porta-malas são pequenos – o do Tracker é um pouco maior que o de um hatch compacto. Como ainda não há preços de peças nas autorizadas, esse quesito não foi considerado na avaliação.

1º FORD ECOSPORT 2.0 TITANIUM

Ficha técnica

Preço sugerido: R$ 73.990
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, flexível
Potência: 147 cv
Câmbio: automatizado, seis marchas
Comprimento: 4,24 metros
Porta-malas: 362 litros
Seguro: R$ 2.340,41 (Porto Seguro)*

2º CHEVROLET TRACKER LTZ

Ficha técnica

Preço sugerido: R$ 71.990
Motor: 1.8, 4 cil., 16V, flexível
Potência: 144 cv
Câmbio: automático, seis marchas
Comprimento: 4,25 metros
Porta-malas: 306 litros
Seguro: R$ 2.651,45 (Porto Seguro)*

NOTAS

ECOSPORT
Acabamento – 2
Câmbio – 4
Conforto – 3
Desempenho – 4
Equipamentos – 5
Ergonomia – 3
Espaço – 3
Estabilidade – 4
Estilo – 5
Instrumentos – 4
Motor – 4
Porta-malas – 2
Preço – 2
Seguro – 4
Suspensão – 4

TOTAL – 53

TRACKER
Acabamento – 3
Câmbio – 3
Conforto – 3
Desempenho – 3
Equipamentos – 5
Ergonomia – 4
Espaço – 3
Estabilidade – 3
Estilo – 5
Instrumentos – 4
Motor – 4
Porta-malas – 1
Preço – 3
Seguro – 2
Suspensão – 4

TOTAL – 50

(Total de 75 pontos possíveis. Avaliação: 1 – muito ruim; 2 – ruim; 3 – regular; 4 – bom; 5 – ótimo)

Cotações feitas pela Resicor; fone (11)3360-3333

Fonte: Jornal do Carro

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Entenda mais sobre seguro automóvel

Qual é a cobertura básica do seguro?

Coberturas básicas do Seguro Auto:

Cobertura 01 Compreensiva (Colisão, Incêndio e Roubo/Furto); Inclui os seguintes riscos: colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; queda sobre o veículo de objeto externo; dano causado pela carga transportada; dano causado quando o veículo estiver sendo transportado; ato danoso praticado por terceiros; alagamento, enchente e inundação; ressaca, vendaval, granizo e terremoto; raio; incêndio ou explosão; roubo ou furto total ou parcial (partes).

Cobertura 02 Incêndio e Roubo/Furto. Cobertura mais limitada, que abrange apenas os riscos de raio, incêndio, explosão e roubo ou furto total.Junto com o seguro de automóvel,  você pode contratar adicionalmente as coberturas abaixo:

  • RCF-V  Respondabilidade Cívil Facultativa de Veículos Automotores (Danos à Terceiros);
  • APP Acidentes pessoais passageiros (danos físicos aos ocupantes do veículo;
  • Acessórios. ( Opcionais que não fazem parte integrante do modelo original do veículo)

Cobertura adicional:

E ainda pode você poderá contratar em sua apólice de seguro de automóvel, por um pequeno valor, cláusulas adicionais como estas:

  • Cobertura de danos aos vidros, lanternas e faróis e retrovisores do veículo:
    Acontecendo quebra ou trinca exclusivamente com os vidros ou retrovisores, lanternas e faróis do seu veículo, você tem direito a troca ou reparo dos vidros do veículo (pára-brisa, laterais e traseiro) e dos retrovisores externos (lente/espelho e carcaça) e da lanterna e farol**.
  • Reembolso de Despesas Extraordinárias:
    Garante o reembolso de despesas que você possa vir a ter quando ficar sem o seu veículo por indenização integral, até o limite máximo de indenização pré estipulada no contrato.
  • Carro Extra:
    Garante a locação de um veículo popular básico de 1.000 cilindradas por até 7, 15 ou 30 dias quando acontecer um sinistro com seu veículo.
  • Assistência Completa para seu auto:
    Contratando esta cobertura você tem direito a guincho, assistência mecânica e elétrica, serviço de chaveiro, troca de pneus e pane seca (falta de combustível), assistência a residência, e muito mais.
  • Lucros Cessantes:
    Para você que utiliza seu veículo para o exercício do trabalho. Acontecendo um acidente em que seja necessária a paralisação do mesmo, você poderá receber as diárias pelos dias em que não trabalhou (o valor de cada diária é previamente contratado).

O que é perfil do Segurado?

Um dos avanços importantes na direção da justiça tarifária foi o desenvolvimento dos questionários do perfil do segurado. Com eles as seguradoras passaram a taxar com mais exatidão os seguros de veículos

O Perfil do seguro de Automóvel – Questionário de Avaliação do Risco é um questionário que a seguradora utiliza para conhecer melhor o segurado e desta forma, poder avaliar melhor o risco que será assumido. As Seguradoras concedem descontos ou agravam o valor do prêmio de seguro de acordo com as respostas fornecidas pelo segurado.

Dentre as perguntas mais comuns estão:

  • Idade do principal condutor do veículo
  • Tempo de habilitação do principal condutor do veículo
  • Sexo do principal condutor do veículo
  • Região de Circulação do Veículo
  • Se possui garagem ou estacionamento fechado para o veículo segurado
  • Qual a utilização do veículo (profissional, locomoção diária ou lazer)
  • Se possui dispositivos de Segurança ( Rastreadores via Satélite, Bloqueadores, …)

O que a cobertura Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF) cobre?

A cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos pode ser dividida em Danos corporais (DC) e Danos Materiais (DM) a terceiros. Ambas garantem o pagamento de indenização caso o segurado venha a causar prejuízos a terceiros tanto corporal quanto material, em um eventual acidente com o veículo segurado. Para utilização desta cobertura normalmente não se aplica a franquia.

O que a cobertura de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP) cobre?

Esta cobertura garante a indenização por danos decorrentes de acidentes pessoais ocorridos aos passageiros do veículo. Estão cobertos os riscos de morte e invalidez permanente, porém se a invalidez permanente for parcial, não ficando por completo abolidas as funções do membro ou órgão lesado, a indenização será proporcional, utilizando o percentual previsto na tabela constante nas condições gerais do seguro.

Podem existir valores diferentes de seguro para um mesmo modelo de automóvel?

Sim, pois o valor do seguro não depende somente do modelo do veículo. Outras características também influenciam no preço, como por exemplo, idade e sexo do condutor, tempo de habilitação, endereço, modo de utilização do veículo e etc.

É preciso fazer o seguro obrigatório do veículo no momento da compra do veículo?

O seguro obrigatório que o consumidor precisa pagar quando adquire um veículo, é o seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), cuja cobrança é feita diretamente no valor de licenciamento do veículo.
Contudo, é importante contratar um seguro facultativo para os carros, já que em grandes cidades o número de acidentes e roubo /e ou furtos e colisões são grandes.

Como fazer o seguro de carro?

Fazer sua simulação Seguro Auto online é muito simples, acesse o site:www.seguroparacarro.com.br  e tenha em mãos:


  • Documento do veículo: Placa, chassi, ano, modelo, etc…
  • Dados do segurado: CPF,  data de nascimento, CNH ( A Porto Seguro e a Azul Seguros concedem descontos, caso o condutor não tenha pontos na carteira de habilitação).
  • Dados do Condutor do veículo( caso não seja o próprio segurado)
  • Dados da utilização Ida e volta ao trabalho, Lazer ou Atividade profissional
  • CEP do pernoite e garagem na residência, escola/ faculdade e no local de trabalho
  • Em caso de renovação de seguro auto, informe a Cia atual e a classe de bônus
  • Lembre-se a cotação é online, você mesmo faz o cálculo de seguro auto

A Resicór corretora de seguro auto está no mercado desde 1996; nossa experiência é o que você precisa para contratar um seguro auto mais barato e com o melhor atendimento.

O que é franquia?

A franquia é a participação obrigatória do segurado nos prejuízos indenizáveis, ou seja, é o dinheiro que você desembolsa na oficina quando há alguma dano no seu veículo. A Seguradora assumirá os valores superiores ao valor de sua franquia.
A franquia pode ser obrigatória, majorada ou reduzida; ao contratar um seguro auto, prefira a franquia reduzida.

Em que casos não é preciso pagar a franquia?

Somente quando o custo para a reparação do veículo for igual ou superior a 75% do valor do carro (perda total) ou quando os prejuízos forem decorrentes de incêndio, queda de raio e/ou explosão, ainda que esses acarretem indenizações parciais. Ou nos casos de danos à terceiros.

Quanto tempo preciso esperar para receber a indenização da seguradora em caso de perda total?

O pagamento do seguro deverá ser feito num prazo máximo de 30 dias, contados a partir do cumprimento de todas as exigências contratuais feitas ao segurado; ou seja após a entrega de toda a documentação do veículo à seguradora. Normalmente as indenizações são feitas em 72 horas após a entrega de toda a documentação.

O que caracteriza a indenização integral em caso de ocorrência de sinistro?

A indenização integral é caracterizada quando os prejuízos resultantes de um mesmo sinistro atingirem ou ultrapassarem 75% (ou percentual inferior quando previsto na apólice) do valor contratado pelo segurado. Em caso de roubo ou furto do veículo sem que o mesmo seja recuperado, há também a indenização integral.

Como devo proceder para o recebimento de indenização integral?

No caso de indenização integral, o segurado deverá, ocorrendo sinistro, avisar imediatamente a seguradora, preencher online o formulário de aviso de sinistro e apresentar a documentação necessária, definida nas condições gerais do seguro.
Nos casos de indenização integral, o documento de transferência de propriedade do veículo deverá ser devidamente preenchido com os dados de seu proprietário e da sociedade seguradora.

Como devo proceder para o recebimento de indenização parcial?

Para a indenização parcial por avarias, ou seja, por danos materiais causados ao veículo que não acarretem a indenização integral, o segurado deverá, no caso de sinistro, avisar imediatamente a seguradora, preencher o formulário de aviso de sinistro, levar o veículo a uma oficina de sua livre escolha (é possível que a seguradora ofereça algumas vantagens para utilização de rede credenciada, mas não pode impedir o segurado de escolher determinada oficina) e aguardar autorização prévia da seguradora para serem efetuados os consertos.

O que é bônus?

Trata-se de critério definido pelas seguradoras para permitir uma redução no valor do seguro, quando o segurado apresentar um número de anos sem sinistros.  Quando houver a previsão de bônus no contrato o mesmo deverá constar da proposta e da apólice.

A cada ano em que o cliente  não tem sinistros, o valor da classe de bônus é aumentado; em contrapartida, seu valor é diminuído a cada vez que utiliza o seguro.

Quanto maior for a classe de bônus, maior o desconto no seguro.

Para fins de atualização da classe de bonificação, são considerados apenas sinistros; atendimentos por pane elétrica / mecânica, reparos de vidros faróis retrovisores  e outros serviços relacionados não acarretam na perda da classe de bônus.

**Os Serviços/Benefícios do seguro de automóvel estão vinculados ao tipo de veículo, modelo, região e condições de contratação, e sujeitos a franquias.

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