Saiba como renovar a Carteira de Motorista

Saiba como renovar a Carteira de Motorista

Saiba como renovar a Carteira de Motorista. (ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH) Você precisa se dirigir a um Posto de Atendimento do Detran ou a um posto do Poupatempo (exceção ao Poupatempo Luz que não conta com os serviços do Detran).

AGENDAMENTO – Nos postos Poupatempo da capital (Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé), Grande São Paulo (Caieiras, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, São Bernardo do Campo e Suzano), interior (Araçatuba, Araraquara, Botucatu, Campinas Centro, Campinas Shopping, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Taubaté) e litoral (Caraguatatuba e Santos) o atendimento para os serviços de Carteira Nacional de Habilitação é feito exclusivamente mediante agendamento.

Você pode marcar dia e hora pela internet ou no próprio posto. O agendamento pela internet é feito por meio do site www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo

Com o agendamento, basta chegar ao Poupatempo apenas 15 minutos antes do horário marcado para retirada da sua senha. Você é atendido no horário agendado e pode programar melhor o seu dia.

Mas atenção! É necessário ter domicílio na cidade em que está registrada a CNH, já que um dos documentos exigidos é o comprovante de residência. Caso o município do domicílio residencial atual seja diferente do que está registrado na CNH, será necessário solicitar a transferência da CNH. Neste caso, veja a pergunta n° 5.

02 Para renovar minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH) preciso fazer a prova sobre Direção Defensiva e Primeiros Socorros?

Esta exigência é apenas para os motoristas que possuem CNH anterior a 19 de novembro de 1999, e que, por algum motivo, não realizaram o curso ou a prova.

03 No Poupatempo eu consigo trocar minha Permissão para Dirigir pela Carteira de Motorista definitiva?

Sim, a substituição da Permissão para Dirigir pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Motorista, como é mais conhecida, pode ser feita nos Postos do Poupatempo, com exceção do Posto Poupatempo Luz que não conta com os serviços do Detran. Clique aqui para ver os procedimentos.

Mas atenção! É necessário ter domicílio na cidade em que está registrada a Permissão já que um dos documentos exigidos é a declaração para comprovação de residência. Caso o município do domicílio residencial atual seja diferente do que está registrado na sua Permissão, será necessário solicitar a transferência do documento. Neste caso, veja a pergunta n° 5.

Não será necessário fazer o exame médico, a não ser que a validade do exame médico que você fez, quando solicitou a sua Permissão para Dirigir tenha se encerrado.

AGENDAMENTO – Nos postos Poupatempo da capital (Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé), Grande São Paulo (Caieiras,Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, São Bernardo do Campo e Suzano), interior (Araçatuba, Araraquara, Botucatu, Campinas Centro, Campinas Shopping, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Taubaté) e litoral (Caraguatatuba e Santos) o atendimento para os serviços de Carteira Nacional de Habilitação é feito exclusivamente mediante agendamento.

Você pode marcar dia e hora pela internet ou no próprio Posto. O agendamento pela internet é feito por meio do site www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo

04 Como eu faço para tirar a 2ª via da minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH)? Preciso fazer exame médico?

Há duas formas de fazer esta solicitação: via internet através do sítio do Detran, www.detran.sp.gov.br ou presencialmente em um Posto de Atendimento do Detran ou em um posto do Poupatempo, exceto o Poupatempo Luz que não conta com os serviços do Detran.

Mas atenção! É necessário ter domicílio na cidade em que está registrada a Permissão já que um dos documentos exigidos é a declaração para comprovação de residência. Caso o município do domicílio residencial atual seja diferente do que está registrado na sua Permissão, será necessário solicitar a transferência do documento. Neste caso, veja a pergunta n° 5.

O exame médico só será necessário se a CNH estiver vencida.

AGENDAMENTO – Nos postos Poupatempo da capital (Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé), Grande São Paulo (Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, São Bernardo do Campo e Suzano), interior (Araçatuba, Araraquara, Botucatu, Campinas Centro, Campinas Shopping, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Taubaté) e litoral (Caraguatatuba e Santos) o atendimento para os serviços de Carteira Nacional de Habilitação é feito exclusivamente mediante agendamento.

Você pode marcar dia e hora pela internet ou no próprio Posto. O agendamento pela internet é feito por meio do site www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo

Com o agendamento, basta chegar ao Poupatempo apenas 15 minutos antes do horário marcado para retirada da sua senha. Você é atendido no horário agendado e pode programar melhor o seu dia.

05 Posso solicitar a transferência da minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH) no Poupatempo?

Sim, mas para algumas situações. Se for alteração de endereço dentro do mesmo município, você pode fazer a solicitação em qualquer Poupatempo independente do município em que a CNH estiver registrada. Essa alteração será apenas no sistema, sem emissão de nova CNH e sem custo. Informações sobre os procedimentos clique aqui e escolha a opção alteração de dados e em seguida endereço.

Se você precisa fazer a transferência entre municípios do Estado de São Paulo, poderá fazer a solicitação no Poupatempo da cidade em que você irá residir. Ex.: Alguém que mudou de São Bernardo do Campo para São Paulo, poderá solicitar a transferência em qualquer Poupatempo da capital, exceto o Poupatempo Luz que não conta com os serviços do Detran. No caso contrário, ou seja, a mudança é de São Paulo para São Bernardo, a transferência deve ser solicitada no Poupatempo de São Bernardo. Clique aqui para obter informações sobre os procedimentos

Para transferências de cidades de outro Estado para um município do Estado de São Paulo, você deverá realizá-la no Detran, quando a transferência for para a capital, ou nas Ciretrans  quando a transferência for para as demais cidades. O Poupatempo conta com Ciretrans  nas seguintes cidades: Americana, Araçatuba, Araraquara, Botucatu, caieiras, Caraguatatuba, Guarulhos, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Presidente Prudente, Rio Claro, São Carlos, Suzano e Tatuí.

Fonte: Poupatempo

 

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Entenda mais sobre seguro automóvel

Qual é a cobertura básica do seguro?

Coberturas básicas do Seguro Auto:

Cobertura 01 Compreensiva (Colisão, Incêndio e Roubo/Furto); Inclui os seguintes riscos: colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; queda sobre o veículo de objeto externo; dano causado pela carga transportada; dano causado quando o veículo estiver sendo transportado; ato danoso praticado por terceiros; alagamento, enchente e inundação; ressaca, vendaval, granizo e terremoto; raio; incêndio ou explosão; roubo ou furto total ou parcial (partes).

Cobertura 02 Incêndio e Roubo/Furto. Cobertura mais limitada, que abrange apenas os riscos de raio, incêndio, explosão e roubo ou furto total.Junto com o seguro de automóvel,  você pode contratar adicionalmente as coberturas abaixo:

  • RCF-V  Respondabilidade Cívil Facultativa de Veículos Automotores (Danos à Terceiros);
  • APP Acidentes pessoais passageiros (danos físicos aos ocupantes do veículo;
  • Acessórios. ( Opcionais que não fazem parte integrante do modelo original do veículo)

Cobertura adicional:

E ainda pode você poderá contratar em sua apólice de seguro de automóvel, por um pequeno valor, cláusulas adicionais como estas:

  • Cobertura de danos aos vidros, lanternas e faróis e retrovisores do veículo:
    Acontecendo quebra ou trinca exclusivamente com os vidros ou retrovisores, lanternas e faróis do seu veículo, você tem direito a troca ou reparo dos vidros do veículo (pára-brisa, laterais e traseiro) e dos retrovisores externos (lente/espelho e carcaça) e da lanterna e farol**.
  • Reembolso de Despesas Extraordinárias:
    Garante o reembolso de despesas que você possa vir a ter quando ficar sem o seu veículo por indenização integral, até o limite máximo de indenização pré estipulada no contrato.
  • Carro Extra:
    Garante a locação de um veículo popular básico de 1.000 cilindradas por até 7, 15 ou 30 dias quando acontecer um sinistro com seu veículo.
  • Assistência Completa para seu auto:
    Contratando esta cobertura você tem direito a guincho, assistência mecânica e elétrica, serviço de chaveiro, troca de pneus e pane seca (falta de combustível), assistência a residência, e muito mais.
  • Lucros Cessantes:
    Para você que utiliza seu veículo para o exercício do trabalho. Acontecendo um acidente em que seja necessária a paralisação do mesmo, você poderá receber as diárias pelos dias em que não trabalhou (o valor de cada diária é previamente contratado).

O que é perfil do Segurado?

Um dos avanços importantes na direção da justiça tarifária foi o desenvolvimento dos questionários do perfil do segurado. Com eles as seguradoras passaram a taxar com mais exatidão os seguros de veículos

O Perfil do seguro de Automóvel – Questionário de Avaliação do Risco é um questionário que a seguradora utiliza para conhecer melhor o segurado e desta forma, poder avaliar melhor o risco que será assumido. As Seguradoras concedem descontos ou agravam o valor do prêmio de seguro de acordo com as respostas fornecidas pelo segurado.

Dentre as perguntas mais comuns estão:

  • Idade do principal condutor do veículo
  • Tempo de habilitação do principal condutor do veículo
  • Sexo do principal condutor do veículo
  • Região de Circulação do Veículo
  • Se possui garagem ou estacionamento fechado para o veículo segurado
  • Qual a utilização do veículo (profissional, locomoção diária ou lazer)
  • Se possui dispositivos de Segurança ( Rastreadores via Satélite, Bloqueadores, …)

O que a cobertura Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF) cobre?

A cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos pode ser dividida em Danos corporais (DC) e Danos Materiais (DM) a terceiros. Ambas garantem o pagamento de indenização caso o segurado venha a causar prejuízos a terceiros tanto corporal quanto material, em um eventual acidente com o veículo segurado. Para utilização desta cobertura normalmente não se aplica a franquia.

O que a cobertura de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP) cobre?

Esta cobertura garante a indenização por danos decorrentes de acidentes pessoais ocorridos aos passageiros do veículo. Estão cobertos os riscos de morte e invalidez permanente, porém se a invalidez permanente for parcial, não ficando por completo abolidas as funções do membro ou órgão lesado, a indenização será proporcional, utilizando o percentual previsto na tabela constante nas condições gerais do seguro.

Podem existir valores diferentes de seguro para um mesmo modelo de automóvel?

Sim, pois o valor do seguro não depende somente do modelo do veículo. Outras características também influenciam no preço, como por exemplo, idade e sexo do condutor, tempo de habilitação, endereço, modo de utilização do veículo e etc.

É preciso fazer o seguro obrigatório do veículo no momento da compra do veículo?

O seguro obrigatório que o consumidor precisa pagar quando adquire um veículo, é o seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), cuja cobrança é feita diretamente no valor de licenciamento do veículo.
Contudo, é importante contratar um seguro facultativo para os carros, já que em grandes cidades o número de acidentes e roubo /e ou furtos e colisões são grandes.

Como fazer o seguro de carro?

Fazer sua simulação Seguro Auto online é muito simples, acesse o site:www.seguroparacarro.com.br  e tenha em mãos:


  • Documento do veículo: Placa, chassi, ano, modelo, etc…
  • Dados do segurado: CPF,  data de nascimento, CNH ( A Porto Seguro e a Azul Seguros concedem descontos, caso o condutor não tenha pontos na carteira de habilitação).
  • Dados do Condutor do veículo( caso não seja o próprio segurado)
  • Dados da utilização Ida e volta ao trabalho, Lazer ou Atividade profissional
  • CEP do pernoite e garagem na residência, escola/ faculdade e no local de trabalho
  • Em caso de renovação de seguro auto, informe a Cia atual e a classe de bônus
  • Lembre-se a cotação é online, você mesmo faz o cálculo de seguro auto

A Resicór corretora de seguro auto está no mercado desde 1996; nossa experiência é o que você precisa para contratar um seguro auto mais barato e com o melhor atendimento.

O que é franquia?

A franquia é a participação obrigatória do segurado nos prejuízos indenizáveis, ou seja, é o dinheiro que você desembolsa na oficina quando há alguma dano no seu veículo. A Seguradora assumirá os valores superiores ao valor de sua franquia.
A franquia pode ser obrigatória, majorada ou reduzida; ao contratar um seguro auto, prefira a franquia reduzida.

Em que casos não é preciso pagar a franquia?

Somente quando o custo para a reparação do veículo for igual ou superior a 75% do valor do carro (perda total) ou quando os prejuízos forem decorrentes de incêndio, queda de raio e/ou explosão, ainda que esses acarretem indenizações parciais. Ou nos casos de danos à terceiros.

Quanto tempo preciso esperar para receber a indenização da seguradora em caso de perda total?

O pagamento do seguro deverá ser feito num prazo máximo de 30 dias, contados a partir do cumprimento de todas as exigências contratuais feitas ao segurado; ou seja após a entrega de toda a documentação do veículo à seguradora. Normalmente as indenizações são feitas em 72 horas após a entrega de toda a documentação.

O que caracteriza a indenização integral em caso de ocorrência de sinistro?

A indenização integral é caracterizada quando os prejuízos resultantes de um mesmo sinistro atingirem ou ultrapassarem 75% (ou percentual inferior quando previsto na apólice) do valor contratado pelo segurado. Em caso de roubo ou furto do veículo sem que o mesmo seja recuperado, há também a indenização integral.

Como devo proceder para o recebimento de indenização integral?

No caso de indenização integral, o segurado deverá, ocorrendo sinistro, avisar imediatamente a seguradora, preencher online o formulário de aviso de sinistro e apresentar a documentação necessária, definida nas condições gerais do seguro.
Nos casos de indenização integral, o documento de transferência de propriedade do veículo deverá ser devidamente preenchido com os dados de seu proprietário e da sociedade seguradora.

Como devo proceder para o recebimento de indenização parcial?

Para a indenização parcial por avarias, ou seja, por danos materiais causados ao veículo que não acarretem a indenização integral, o segurado deverá, no caso de sinistro, avisar imediatamente a seguradora, preencher o formulário de aviso de sinistro, levar o veículo a uma oficina de sua livre escolha (é possível que a seguradora ofereça algumas vantagens para utilização de rede credenciada, mas não pode impedir o segurado de escolher determinada oficina) e aguardar autorização prévia da seguradora para serem efetuados os consertos.

O que é bônus?

Trata-se de critério definido pelas seguradoras para permitir uma redução no valor do seguro, quando o segurado apresentar um número de anos sem sinistros.  Quando houver a previsão de bônus no contrato o mesmo deverá constar da proposta e da apólice.

A cada ano em que o cliente  não tem sinistros, o valor da classe de bônus é aumentado; em contrapartida, seu valor é diminuído a cada vez que utiliza o seguro.

Quanto maior for a classe de bônus, maior o desconto no seguro.

Para fins de atualização da classe de bonificação, são considerados apenas sinistros; atendimentos por pane elétrica / mecânica, reparos de vidros faróis retrovisores  e outros serviços relacionados não acarretam na perda da classe de bônus.

**Os Serviços/Benefícios do seguro de automóvel estão vinculados ao tipo de veículo, modelo, região e condições de contratação, e sujeitos a franquias.

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Sobre o Autor

Marco Aurélio administrator

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