Recall: atenda ao chamado

Recall: atenda ao chamado

Recall: atenda ao chamado

Os consumidores já estão habituados com a existência dos recalls. Quando um produto apresenta defeito de fábrica que coloque em risco à segurança ou à saúde, o fabricante deve convocar os compradores para substituição das peças problemáticas, do produto como um todo ou até a devolução do dinheiro. E o consumidor deve ir atrás de seus direitos.

A convocação é feita via publicação na imprensa, através de anúncios. Entretanto, mesmo após o fim da veiculação deles, o consumidor tem o direito de ser atendido gratuitamente pelo fabricante. O diretor de fiscalização do Procon de São Paulo (órgão de Proteção ao Consumidor), Marcio Marcucci, explica que o consumidor deve ficar atento às informações.

“Quem comprou um produto que está incluído no recall, pode levá-lo à concessionária a qualquer momento. O ideal é levar o quanto antes, para evitar problemas com as peças defeituosas”, alerta.

Anúncio via imprensa

Além de publicar anúncios em jornais de grande circulação e redes de televisão, as empresas que convocam o recall devem enviar aos Procons estaduais e municipais uma lista com os produtos que devem ser consertados. Periodicamente, a lista é atualizada, de acordo com o andamento dos consertos ou devoluções.

“Se a empresa informa, por exemplo, que apenas 40% dos consumidores que compraram os produtos procuraram o conserto, isso quer dizer que 60% das mercadorias defeituosas ainda estão no mercado. E, por isso, o fabricante é obrigado a manter o atendimento, sem ônus ao cliente”, afirma o diretor de fiscalização do Procon paulista.

Automóveis: campeões de recalls

Boa parte dos produtos que passam pelo processo é ligada à indústria automobilística. Entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2012, por exemplo, foram 26 convocações, sendo 22 envolvendo veículos. No mesmo período de 2011, foram 38 recalls, 30 deles ligados aos automóveis.

“O fabricante deve colocar uma rede extensa de concessionárias à disposição. Caso o cliente esteja longe de todos os locais disponíveis, deve entrar em contato com o SAC da empresa e solicitar alternativas. Caso não receba uma resposta satisfatória, deve procurar o Procon de sua localidade”, destaca Marcucci.

Chamadas devem ser claras

O Ministério da Justiça é quem regula os chamamentos em casos de produtos defeituosos. Os anúncios devem conter foto do produto, marca, modelo, data inicial e final de fabricação, defeito apresentado e os riscos.

“O recall é importante, pois trata de assuntos que dizem respeito à segurança do consumidor e de toda a sociedade. Por isso, é importante que o chamado seja feito de forma ampla, e a pessoa que comprou deve atendê-lo assim que puder”, conclui Marcucci.

Bradesco Seguros

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Fundada há 78 anos, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.

Ao longo de sua história a Bradesco Seguros, vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento e pleno sucesso. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 42 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 374 dependências próprias e 42 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,6 mil agências do Banco Bradesco.

A Bradesco Seguros também foi pioneira em seu segmento na implantação de uma Ouvidoria de Clientes. Um canal de comunicação, com o objetivo de solucionar eventuais problemas de atendimento. Uma estrutura que funciona dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Diferenciais que consolidam cada vez mais a marca do Grupo Bradesco de Seguros no mercado brasileiro.

Uma marca construída a partir do resultado de suas quatro seguradoras.

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LuzeAzevedo administrator

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