Qual o peso do seguro no orçamento doméstico mensal?

Qual o peso do seguro no orçamento doméstico mensal?

Qual o peso do seguro no orçamento doméstico mensal?

Contratar um seguro é uma maneira de proteger sua família e essa necessidade surge diante das incertezas e riscos que corremos em nosso cotidiano. Essa proteção tem um custo, chamado prêmio. É o que se paga para não correr o risco de perder algo muito valioso ou para suportar melhor uma grande perda material ou pessoal.

Para avaliar se a contratação de seguros realmente vale à pena é preciso apenas considerar: quanto você gastaria se tivesse que arcar com despesas provenientes de algum acidente de carro? Se sua residência fosse incendiada completamente, você poderia custear todos os reparos ou comprar uma nova casa? Se você falecer, sua família estaria protegida financeiramente?
Cleber Andriotti Castro, consultor em gestão financeira e diretor da Andriotti & Castro Consultoria, lembra que imprevistos ocorrem frequentemente, mas suas consequências podem ser minimizadas. Ele destaca que havendo um correto planejamento do orçamento familiar, o investimento mensal em seguro torna-se pequeno face à tranquilidade proporcionada por sua cobertura. “A participação dos seguros no orçamento doméstico é baixa a ponto de se justificar sua aquisição”, afirma.
Segundo Castro, para muitos o seguro pode parecer uma despesa não emergencial e que compromete o orçamento familiar, mas, aos poucos, essa concepção vem mudando. “Em busca de uma vida mais tranquila, as pessoas vêm percebendo a importância e necessidade da contratação de seguros, que impedem o consumo repentino de um patrimônio em função de situações não previstas. Além disso, já se sabe que o valor investido em apólices é sempre baixo quando cotejado a possíveis prejuízos financeiros causados por diferentes intempéries. As dores de cabeça geradas por ter seus bens furtados, um carro parado na estrada ou por perder sua renda em função de um acidente, por exemplos, podem ser evitadas investindo um pequeno valor mensal, que, por meio de um bom planejamento, não chega a pesar nas contas da família”, declara.
Fonte: Segs

Sobre o Autor

LuzeAzevedo administrator

error: Content is protected !!