Pratyko: carro desenvolvido para cadeirantes

Pratyko: carro desenvolvido para cadeirantes

Pratyko: carro desenvolvido para cadeirantes

Depois dos bancos robotizados, que permitem fácil acesso dos cadeirantes ao banco de passageiros, a novidade agora é o Pratyko, carro desenvolvido pela Proeza Automotiva, especialmente voltado aos portadores de necessidades especiais.

De acordo com Marcio Henrique David, um dos idealizadores do Pratyko, a ideia surgiu numa roda de amigos, em que um deles era cadeirante. Questionado sobre qual a sua maior dificuldade no dia a dia, a resposta foi o transporte. Foi então que surgiu a iniciativa de criar um carro que pudesse propiciar maior liberdade e independência.

“Em geral um cadeirante necessita de auxílio para sair da cadeira, entrar no carro e acondicionar a cadeira no porta-malas do veículo. No Pratyko isso não ocorre, visto que o cadeirante pode dirigi-lo direto da sua cadeira, sem haver a transferência e posterior acondicionamento”, afirma David.

O veículo foi projetado para ser conduzido apenas com as mãos, com acelerador junto ao volante e manete de freio que pode ser acionado tanto com a mão esquerda como com a direita, dependendo do usuário. “Além disso, o carro conta com elevador elétrico para facilitar a entrada do condutor e sua cadeira, sendo acionado por controle remoto”, destaca Davi.

Fabricado no Brasil, o Pratyko aguarda investidores para ser comercializado. Seu lançamento está previsto para 2013 e, faltando mais de um ano, já consta lista de espera de usuários que mantêm contato através do site www.pratyko.com.br.

Saiba como ele funciona

Sensores de distância

Equipado com sensores de estacionamento na traseira e na dianteira é simples de estacionar. Os dispositivos avisam ao condutor a distância que existe entre o carro e outro obstáculo.

Elevador elétrico

O elevador elétrico facilita a entrada e saída do cadeirante do veículo, sem nenhum esforço devido ao elevador descer até o nível da rua ou da calçada, conforme a necessidade do condutor. O acionamento pode ser feito por um controle interno ou por controle remoto, que aciona a tampa traseira e o elevador

GPS

O GPS além de auxiliar na navegação do condutor ainda serve como tela da câmera de marcha ré, que auxilia na hora de estacionar e abrir a tampa traseira, permitindo ao condutor avaliar o local onde irá descer o elevador.

Bradesco Seguros

A vida é um grande espetáculo e para protagoniza-lo com dignidade precisamos nos sentir protegidos. E esta proteção começa individualmente, passando pela nossa própria vida, nossa saúde, nosso futuro, nossa família e nosso patrimônio para que possamos viver intensamente cada ciclo da vida. Por isso, a proteção passa a ser a grande necessidade das pessoas neste século, marcado por acontecimentos imprevisíveis.  E proteger as pessoas e seus patrimônios é justamente a missão da maior seguradora do Brasil: a Bradesco Seguros.

Fundada há 78 anos, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.

Ao longo de sua história a Bradesco Seguros, vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento e pleno sucesso. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 42 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 374 dependências próprias e 42 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,6 mil agências do Banco Bradesco.

A Bradesco Seguros também foi pioneira em seu segmento na implantação de uma Ouvidoria de Clientes. Um canal de comunicação, com o objetivo de solucionar eventuais problemas de atendimento. Uma estrutura que funciona dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Diferenciais que consolidam cada vez mais a marca do Grupo Bradesco de Seguros no mercado brasileiro.

Uma marca construída a partir do resultado de suas quatro seguradoras.

Sobre o Autor

LuzeAzevedo administrator

error: Content is protected !!