O que fazer quando o pneu estoura

O que fazer quando o pneu estoura

O que fazer quando o pneu estoura

Peças fundamentais para qualquer automóvel, os pneus devem estar sempre em dia para evitar acidentes. Mas você já pensou no que fazer caso eles estourem quando o veículo estiver em movimento? Se o seu instinto foi pisar no freio, é melhor ignorá-lo. “Em situações de emergência, quando o motorista não tem total controle do carro, pisar no freio é um perigo porque a tendência é um descontrole maior”, explica Hélio da Fonseca Cardoso, diretor do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape-SP). “O recomendado é tirar o pé do acelerador e fazer o controle através das marchas, reduzindo a velocidade gradativamente”, ensina.

Isso porque o maior risco de um pneu estourar é a perda da dirigibilidade do automóvel. “Quando isso acontece, o motorista deixa de ser condutor e passa a ser mais um passageiro no automóvel”, comenta Cardoso. Por isso, é preciso fazer uma manutenção rigorosa dos pneus. “A palavra de ordem é prevenção: o proprietário deve verificar o estado dos pneus semanalmente”, afirma o diretor do Ibape-SP. “Caso apresentem alguma deformidade, desgaste ou calibração irregular, é bom consultar um borracheiro”, aconselha.

Causas do estouro

Cardoso enumera as principais causas do rompimento de um pneu:
– problemas na carcaça (como bolhas, cortes ou mesmo o desgaste acentuado);
– pneus reformados;
– vida útil ultrapassada;
– calibração inadequada;
– deformações na pista.

“Por mais que não tenha uso, como um estepe, os pneus possuem validade de cinco anos. Após isso não são mais seguros”, conta o especialista. “E o pneu remoldado é o maior vilão, pois as informações originais não existem mais – não sabemos o real estado da carcaça e o quanto ele já rodou”, alerta.

Bradesco Seguros

A vida é um grande espetáculo e para protagoniza-lo com dignidade precisamos nos sentir protegidos. E esta proteção começa individualmente, passando pela nossa própria vida, nossa saúde, nosso futuro, nossa família e nosso patrimônio para que possamos viver intensamente cada ciclo da vida. Por isso, a proteção passa a ser a grande necessidade das pessoas neste século, marcado por acontecimentos imprevisíveis.  E proteger as pessoas e seus patrimônios é justamente a missão da maior seguradora do Brasil: a Bradesco Seguros.

Fundada há 78 anos, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.

Ao longo de sua história a Bradesco Seguros, vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento e pleno sucesso. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 42 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 374 dependências próprias e 42 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,6 mil agências do Banco Bradesco.

A Bradesco Seguros também foi pioneira em seu segmento na implantação de uma Ouvidoria de Clientes. Um canal de comunicação, com o objetivo de solucionar eventuais problemas de atendimento. Uma estrutura que funciona dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Diferenciais que consolidam cada vez mais a marca do Grupo Bradesco de Seguros no mercado brasileiro.

Uma marca construída a partir do resultado de suas quatro seguradoras.

Sobre o Autor

LuzeAzevedo administrator

error: Content is protected !!