Novo Fox

Novo Fox

Novo Fox é o primeiro carro nacional da Volkswagen a trazer a evolução do design mundial da marca

Também repaginada, a lateral traz como principal mudança as molduras das caixas de roda, que agora estão mais evidentes.

Primeiro modelo feito no Brasil desenvolvido de dentro para fora, o Fox foi também o primeiro Volkswagen a adotar as linhas globais de estilo da marca, em 2009. Agora, na linha 2015, o modelo passa a ser o primeiro carro nacional da Volkswagen a trazer a evolução do design mundial da marca.

O Novo Fox traz a frente totalmente nova. Desde as portas dianteiras (coluna “A”), todas as linhas de estilo em direção à frente do carro são novas. Capô, faróis, para-choques. Tudo é novo.

A característica mais marcante na frente do Novo Fox são os faróis, mais inclinados em relação aos do modelo anterior e que passam a adotar a assinatura “mais quadrada”, semelhante a outros modelos Volkswagen no mundo. Agora, uma linha cromada horizontal divide toda a frente do veículo, tangenciando a parte inferior dos faróis, característica adotada também no Novo Golf.

Destaca-se também a nova entrada de ar no para-choque, que passa a ser “flutuante”, ou seja, claramente independente das demais linhas da parte inferior do para-choque. Para evidenciar esse elemento de design, os itens cromados aumentaram no Novo Fox, especialmente quando se analisa a versão Highline. As molduras nos faróis de neblina são um bom exemplo. Além de dar aparência mais refinada à visão frontal do modelo, essas molduras dão a impressão de continuidade da grade dianteira.

Vista lateral

Também repaginada, a lateral traz como principal mudança as molduras das caixas de roda, que agora estão mais evidentes. Todas as rodas de liga leve e calotas do Novo Fox são novas. Ao todo são cinco acabamentos para as rodas: três tipos de calota – “Folk” e “Samba”, de 15 polegadas, e “Blues” de 14 polegadas (esta para a versão BlueMotion) – e duas rodas de liga leve (Indie de 15” e “Tango” de 16”).

Outra mudança de estilo está nas molduras dos espelhos retrovisores, que estão maiores e com novo formato. Outro componente que está mais vistoso é o friso lateral, que define bem a área de incidência de luz na parte inferior das portas. As chapas das portas trazem linhas mais proeminentes, destacando-se no desenho do Novo Fox.

A coluna “C”, a que fica entre a porta traseira e a tampa do porta-malas, é totalmente nova, não apenas por causa das molduras da caixa de roda, mas também pelas novas lanternas traseiras. “Visualmente, o resultado é um carro mais bem postado, com linhas bem definidas e de aspecto sóbrio”, diz o diretor de Design e Package da Volkswagen do Brasil.

Traseira

Assim como na dianteira, todos os componentes da parte de trás do Novo Fox são novos. O que mais chama a atenção são as lanternas, que estão maiores em comparação ao modelo anterior (e em posição horizontal).

Seguindo a mesma linha adotada em modelos de segmentos superiores, como o Novo Golf, Jetta e Passat, por exemplo, o novo conjunto ótico passa a ser duplo e dividido entre a lateral do veículo e a tampa do porta-malas, mantendo a assinatura visual noturna padrão da marca no mundo (Volkswagen Night Appearance). Como consequência, a tampa do porta-malas também é totalmente nova para acomodar as lanternas maiores.

O para-choque traseiro também é novo e passa a contar com retrorrefletores integrados na parte inferior, o que confere mais esportividade ao modelo. Em todas as versões a área que envolve o retrorrefletor é pintado de preto, dando a impressão de que o carro é mais alto.

Centralizado na traseira do carro, o emblema merece um capítulo à parte. O Novo Fox passa a contar com o Easy Trunk (“schwenkemblem”), sistema de abertura elétrica da tampa traseira pelo logotipo da Volkswagen, como já ocorre no CC e no Passat. Dessa forma, basta pressionar para frente a parte superior do logo para abrir a tampa do porta-malas.

Interior

O Novo Fox traz um interior mais moderno e sofisticado. Todos os materiais utilizados são novos ou foram refinados. O painel, por exemplo, passa a contar com uma nova peça plástica, mais lisa e de material mais nobre. Agora, todas as versões do Fox passam a ter o painel pintado, dando um aspecto mais luxuoso ao modelo.

“Cada detalhe foi estudado no interior do Fox para atender da melhor forma possível as necessidades dos ocupantes do carro. O conceito driver oriented está ainda mais nítido no Novo Fox, que passa a utilizar tonalidades mais claras no interior. Além disso, o cliente tem à disposição mais opções de combinações de cor e de materiais, podendo configurar o carro do jeito e do gosto dele. A oferta prática de acabamentos praticamente dobrou em relação ao modelo anterior. Tudo está mais moderno no Novo Fox”, ressalta Luiz Alberto Veiga.

O quadro de instrumentos passa a ter novo grafismo e reforça a iluminação de LEDs brancos. As saídas de ar também são novas, com formato mais uniforme e destacado em relação ao restante do painel.

Cada versão traz um ambiente de cabine diferente, do volante às tonalidades e materiais utilizados. Já na versão Trendline, de entrada, o painel conta com um aspecto metalizado. O tecido que cobre o interior também é novo: tear Venice Cinza, de aspecto mais sóbrio.

Na configuração intermediária Comfortline, há mais itens cromados no interior e o acabamento é diferenciado. O tecido que forra os bancos e as laterais das portas também é inédito: tear Byron cinza. De série o volante é o mesmo da versão Trendline, mas há a opção de equipar o modelo com o mesmo volante multifuncional do CC, com comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e de telefonia.

O Novo Fox BlueMotion segue a filosofia global da marca para definir as versões que têm a eficiência energética como principal premissa. A grade dianteira traz visual exclusivo, com um filete azul, assim como as calotas inéditas (aro 14”). O tecido dos bancos conta com figurino exclusivo (malharia Maya azul) e a plaqueta que identifica a nomenclatura “BlueMotion” é inédita.

Na versão Highline, topo de linha, todo o ambiente é diferenciado. O painel traz tom mais claro de série, porém o cliente tem a opção de deixar o interior escuro. O volante multifuncional de série é o mesmo do Novo Golf. Além disso, o Fox Highline já conta com volante e pomos do câmbio e do freio de estacionamento revestidos de couro com pespontos claros.

O revestimento interno é a exclusiva malharia Zuma cinza (ambientação clara) e há as opções de cobrir os bancos e os painéis de porta com exclusiva a malharia Zuma Hard cinza (ambientação escura) ou um novo Native, que traz gravações semelhantes a fibra de carbono e uma faixa vermelha, dando um visual ainda mais superior ao interior do Novo Fox Highline. Na versão topo de linha as capas dos pedais são de alumínio e as rodas de liga leve de 15” estilo “Indie” são equipamentos de série.

Fonte: Jornal da Mídia

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