A importância dos sites seguros para o Google

A importância dos sites seguros para o Google

A importância dos sites seguros para o Google

O Google anunciou que está cada vez mais preocupado com a segurança da internet, e para isto determinou que sites seguros ganharão mais força nos resultados orgânicos de busca. É claro que outros sinais de relevância como qualidade do conteúdo e dos links recebidos continuam valendo. Enquanto este novo fator não afeta os resultados de busca, há tempo para os desenvolvedores planejarem uma mudança para plataformas seguras.

Recentemente, o Google abordou este tema no evento Google I/O. O que mostra a preocupação da empresa com a segurança na internet, ressaltando a importância de todos os sites da internet serem executados através de um ambiente seguro.

O que significa deixar um site seguro?

Basicamente, todos os sites da internet começam seu endereço com “HTTP” – por exemplo: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/performance-digital/, isto significa que está sobre um protocolo de transferência de dados na internet. Adicionar segurança à este protocolo é colocá-lo em um ambiente seguro, desta forma o endereço começaria com “HTTPS”. Este S a mais significa “Secure” – segurança em inglês, que adiciona uma camada extra de proteção em redes não seguras, permitindo que dados sejam transmitidos de forma criptografada na internet, mantendo a segurança das transações. Esta segurança é muito importante, pois permite que seu site transmita dados de forma segura e também mantenha a privacidade dos usuários que o utilizem.

Por que migrar para um ambiente seguro

Como disse Marc Goodman – visionário sobre segurança digital, em sua palestra no TED: “Mais conexões para mais dispositivos significa mais vulnerabilidades. Se você controla o seu código, você controla o mundo”. Isto reforça a importância de proteger suas informações contra fraude ou roubo de identidade. Sempre que alguém estiver inserindo informações pessoais em um site, por exemplo os dados do cartão de crédito, é importante que seja feito em um ambiente seguro, evitando que informações confidenciais fiquem acessíveis a hackers.

Como migrar para um ambiente seguro

Para proteger seu site, colocando-o em um ambiente seguro, você precisa obter um certificado de segurança (TSL ou SSL) geralmente provido pelo servidor ou pelo provedor de hospedagem do seu site. Após esta implementação, seu site começará a funcionar com HTTPS no endereço e exibirá nos navegadores o ícone de um cadeado 1407703848_icon-locked, indicando aos usuários que trata-se de um ambiente seguro.

É importante lembrar que esta medida, que encoraja os desenvolvedores a mudar para um ambiente seguro, precisa ser feita com cautela, uma vez que todos os links internos e externos que apontam para a versão HTTP devem ser redirecionados para a versão HTTPS. Além disto, os analistas de SEO precisam re-autenticar o site nas Ferramentas Webmaster, como o Bing Webmaster Tools e o Google Webmaster Tools, além de verificar os impactos nas Ferramentas de Web Analytics, como Google Analytics, Adobe SiteCatalyst, entre outras.

Como estas medidas podem afetar um site na busca

“Esperamos ver mais sites usando HTTPS no futuro.Vamos todos construir uma web mais segura!” – disse o Google em seu Blog para Webmasters.

Ainda não vemos alterações nos rankings, no entanto acreditamos que após esta primeira comunicação do Google, o gigante das buscas começará a se movimentar a favor de sites seguros, e num futuro próximo, o HTTPS torne-se um fator importante para a classificação dos sites na busca orgânica.

Fonte: Exame

Sobre o Autor

LuzeAzevedo administrator

error: Content is protected !!