Ford: evento para apps em carros

Ford: evento para apps em carros

Ford: evento para apps em carros

A Ford está realmente interessada em um futuro com apps e softwares em seus carros. Depois de lançar o AppLink, sistema para conectar seus carros a smartphones, a montadoras norte-americana fará no dia 8 de setembro a sua primeira conferência sobre desenvolvimento de apps para o setor automotivo.

O evento faz parte da programação da mostra “Connected Car Expo”, que integra o fórum de inovação em mobilidade “Super Mobility Week”, que acontece em Las Vegas.

Além de promover as discussões, a montadora preparou um hackathon para estimular desenvolvedores a criar de aplicativos inovadores para a empresa. Os resultados desse desafio serão conhecidos durante o Salão do Automóvel de Los Angeles, que acontece de 18 a 20 de novembro.

Segundo John Ellis, líder global de tecnologia e do programa de desenvolvedores Ford, hackathon são comuns no mundo da tecnologia, mas esta é a primeira vez que uma montadora realiza um evento do tipo.

“Um dos objetivos da Ford é estimular e encontrar desenvolvedores interessados em criar aplicativos inovadores e redefinir o papel dos carros num mundo conectado”, disse Ellis.

Com 12 horas de duração, o hackathon proposto pela Ford vai eleger 15 times de desenvolvedores. Eles terão acesso a mais de 200 conjuntos de dados sobre a cidade de Los Angeles para desenvolverem suas ideias, como informações sobre trânsito, crimes, acidentes, tráfego aéreo e métricas de mobilidade.

Os times contarão ainda com suporte da equipe de desenvolvedores da Ford e apresentarão seus trabalhos para juízes especialistas, no dia 11 de setembro. Dez finalistas serão convidados a apresentar seus aplicativos durante o Salão do Automóvel de Los Angeles.

Os vencedores ganharão uma série de prêmios, incluindo o anúncio do aplicativo no palco da “2015 International Consumer Electronics Show”, a maior feira de inovação do mundo.

Embora o hackathon seja nos Estados Unidos, a Ford Brasil também tem iniciativas locais para o desenvolvimento de apps para suas plataformas de TI nos carros. Por enquanto, a empresa tem apps como 89FM e Alpha FM, de streaming de rádio via internet.

A expectativa da montadora, é de que quando o Novo Ka chegar ao mercado com o Sync AppLink, os usuários também já terão possibilidade de baixar o Glympse, que permite o compartilhamento de localização com outros dispositivos móveis traçando rotas em um mapa dinâmico.

“Contudo, milhares de desenvolvedores já estão cadastrados e uma grande variedade de novos aplicativos já estão em desenvolvimento”, afirmou a montadora em nota à imprensa.

A corrida por inovação nos carros conectados está cada vez mais acirrada, com montadoras como Volvo, Hyundai, Ford e e empresas de tecnologia como SAP, Apple, Google, Ericsson, e outras investindo em soluções.

A SAP, em parceria com a Toyota, está criando um sistema, baseado no banco de dados em memória Hana, um sistema de inteligência para o abastecimento dos veículos, detectando quando o carro está com pouco combustível e localizando o posto mais próximo.

A Ericsson desenvolve desde 2012 com a Volvo uma solução de nuvem global da Ericsson para permitir que motoristas, passageiros e os carros se conectem a serviços disponíveis na nuvem. Com a aplicação, motoristas e passageiros serão capazes de acessar informações e navegar a partir de uma tela no carro.

A Volkswagen, em junho, adquiriu uma unidade da Blackberry na Alemanha, também de olho na criação de aplicações inteligentes para seus veículos.

O Google, por sua vez, se aliou com quatro montadoras (General Motors, Hyundai, Honda e Audi) e a fabricante de chips Nvidia para levar o sistema operacional Android Auto para veículos a partir deste ano, em uma iniciativa chamada Open Automotive Alliance.

A união tem o objetivo de criar uma plataforma comum e aberta para inovar e tornar veículos mais seguros e intuitivos, uma proposta mais ambiciosa que o que foi ensaiado recentemente pela Apple, que levou seu sistema Siri para os carros para uma plataforma de uso do telefone dentro do carro sem utilizar as mãos.

Fonte: Baguete

Sobre o Autor

LuzeAzevedo administrator

error: Content is protected !!