Conferindo o óleo do veículo

Conferindo o óleo do veículo

Conferindo o óleo do veículo

A tradicional parada para abastecer pode se tornar uma dor de cabeça se você não souber reagir à pergunta “posso dar uma olhadinha no óleo?”. Por mais que existam os adesivos marcando quando está na hora de trocar o óleo, sempre há o risco de alguém convencê-la que o nível está baixo e aí a troca pode ser feita no momento indevido.

De acordo com Cleverson Aparecido de Oliveira, regulador de sinistro da Bradesco Auto Center Curitiba (PR), é importante verificar sempre o manual do proprietário do veículo, para saber quando deve ser trocado e qual o óleo ideal para o motor. “A troca deve ser feita conforme o limite de quilometragem para cada veículo”, afirma.

Oliveira explica que, caso a troca seja feita no momento indevido, o proprietário terá problemas com o veículo. “Se passar do período, o óleo pode ficar sujo, perdendo a sua viscosidade o que compromete o funcionamento do motor”, explica.

Medição no posto de gasolina

É comum motoristas checarem o nível do óleo em postos de gasolina. Mas, geralmente, os atendentes não perguntam qual a marca e o tipo de óleo que o cliente prefere, ou mesmo o que já está no reservatório do motor. Eles medem o nível e completam com o óleo que tiver no estoque. “Misturar óleo diferentes, com qualidade inferior também é prejudicial para o motor”, afirma Oliveira.

Outra dica importante é aguardar três minutos com o carro desligado, antes de fazer a medição, para que o óleo do motor escorra e permita a avaliação correta do nível.

Tipos de óleo

Óleo mineral multiviscoso – É o óleo mais comum no mercado. Adequado para qualquer motor, sendo ele de qualquer cilindrada ou combustível. Sua principal característica é adaptar a viscosidade de acordo com a temperatura de funcionamento do motor.

Óleo semissintético – É recomendado para motores mais potentes que trabalham em altas rotações. Mas, nada impede seu uso em motores menos potentes. Provoca menos carbonização interna e contribui para amenizar o atrito entre as peças internas do motor. A troca é recomendada pela maioria dos fabricantes a cada dez mil quilômetros.

Óleo sintético – É o mais elaborado e caro e promete manter a viscosidade constante, independentemente da temperatura de funcionamento do motor. É indicado para os modelos esportivos que trabalham em regimes mais severos. A troca é recomendada a cada 20 mil quilômetros.

Bradesco Seguros

A vida é um grande espetáculo e para protagoniza-lo com dignidade precisamos nos sentir protegidos. E esta proteção começa individualmente, passando pela nossa própria vida, nossa saúde, nosso futuro, nossa família e nosso patrimônio para que possamos viver intensamente cada ciclo da vida. Por isso, a proteção passa a ser a grande necessidade das pessoas neste século, marcado por acontecimentos imprevisíveis.  E proteger as pessoas e seus patrimônios é justamente a missão da maior seguradora do Brasil: a Bradesco Seguros.

Fundada há 78 anos, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.

Ao longo de sua história a Bradesco Seguros, vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento e pleno sucesso. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 42 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 374 dependências próprias e 42 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,6 mil agências do Banco Bradesco.

A Bradesco Seguros também foi pioneira em seu segmento na implantação de uma Ouvidoria de Clientes. Um canal de comunicação, com o objetivo de solucionar eventuais problemas de atendimento. Uma estrutura que funciona dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Diferenciais que consolidam cada vez mais a marca do Grupo Bradesco de Seguros no mercado brasileiro.

Uma marca construída a partir do resultado de suas quatro seguradoras.

Sobre o Autor

LuzeAzevedo administrator

error: Content is protected !!