Como renovar minha – CNH?

Como renovar minha – CNH?

01 Como renovar minha – CNH?

Você precisa se dirigir a um Posto de Atendimento do Detran ou a um posto do Poupatempo (exceção ao Poupatempo Luz que não conta com os serviços do Detran).

AGENDAMENTO – Nos postos Poupatempo da capital (Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé), Grande São Paulo (Caieiras, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, São Bernardo do Campo e Suzano), interior (Araçatuba, Araraquara, Botucatu, Campinas Centro, Campinas Shopping, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Taubaté) e litoral (Caraguatatuba e Santos) o atendimento para os serviços de Carteira Nacional de Habilitação é feito exclusivamente mediante agendamento.

Você pode marcar dia e hora pela internet ou no próprio posto. O agendamento pela internet é feito por meio do site www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo

Com o agendamento, basta chegar ao Poupatempo apenas 15 minutos antes do horário marcado para retirada da sua senha. Você é atendido no horário agendado e pode programar melhor o seu dia.

Mas atenção! É necessário ter domicílio na cidade em que está registrada a CNH, já que um dos documentos exigidos é o comprovante de residência. Caso o município do domicílio residencial atual seja diferente do que está registrado na CNH, será necessário solicitar a transferência da CNH. Neste caso, veja a pergunta n° 5.

02 Para renovar minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH) preciso fazer a prova sobre Direção Defensiva e Primeiros Socorros?

Esta exigência é apenas para os motoristas que possuem CNH anterior a 19 de novembro de 1999, e que, por algum motivo, não realizaram o curso ou a prova.

03 No Poupatempo eu consigo trocar minha Permissão para Dirigir pela Carteira de Motorista definitiva?

Sim, a substituição da Permissão para Dirigir pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Motorista, como é mais conhecida, pode ser feita nos Postos do Poupatempo, com exceção do Posto Poupatempo Luz que não conta com os serviços do Detran. Clique aqui para ver os procedimentos.

Mas atenção!É necessário ter domicílio na cidade em que está registrada a Permissão já que um dos documentos exigidos é a declaração para comprovação de residência. Caso o município do domicílio residencial atual seja diferente do que está registrado na sua Permissão, será necessário solicitar a transferência do documento. Neste caso, veja a pergunta n° 5.

Não será necessário fazer o exame médico, a não ser que a validade do exame médico que você fez, quando solicitou a sua Permissão para Dirigir tenha se encerrado.

AGENDAMENTO – Nos postos Poupatempo da capital (Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé), Grande São Paulo (Caieiras,Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, São Bernardo do Campo e Suzano), interior (Araçatuba, Araraquara, Botucatu, Campinas Centro, Campinas Shopping, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Taubaté) e litoral (Caraguatatuba e Santos) o atendimento para os serviços de Carteira Nacional de Habilitação é feito exclusivamente mediante agendamento.

Você pode marcar dia e hora pela internet ou no próprio Posto. O agendamento pela internet é feito por meio do site www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo

04 Como eu faço para tirar a 2ª via da minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH)? Preciso fazer exame médico?

Há duas formas de fazer esta solicitação: via internet através do sítio do Detran, www.detran.sp.gov.br ou presencialmente em um Posto de Atendimento do Detran ou em um posto do Poupatempo, exceto o Poupatempo Luz que não conta com os serviços do Detran.

Mas atenção! É necessário ter domicílio na cidade em que está registrada a Permissão já que um dos documentos exigidos é a declaração para comprovação de residência. Caso o município do domicílio residencial atual seja diferente do que está registrado na sua Permissão, será necessário solicitar a transferência do documento. Neste caso, veja a pergunta n° 5.

O exame médico só será necessário se a CNH estiver vencida.

AGENDAMENTO – Nos postos Poupatempo da capital (Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé), Grande São Paulo (Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, São Bernardo do Campo e Suzano), interior (Araçatuba, Araraquara, Botucatu, Campinas Centro, Campinas Shopping, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Taubaté) e litoral (Caraguatatuba e Santos) o atendimento para os serviços de Carteira Nacional de Habilitação é feito exclusivamente mediante agendamento.

Você pode marcar dia e hora pela internet ou no próprio Posto. O agendamento pela internet é feito por meio do site www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo

Com o agendamento, basta chegar ao Poupatempo apenas 15 minutos antes do horário marcado para retirada da sua senha. Você é atendido no horário agendado e pode programar melhor o seu dia.

05 Posso solicitar a transferência da minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH) no Poupatempo?

Sim, mas para algumas situações. Se for alteração de endereço dentro do mesmo município, você pode fazer a solicitação em qualquer Poupatempo independente do município em que a CNH estiver registrada. Essa alteração será apenas no sistema, sem emissão de nova CNH e sem custo. Informações sobre os procedimentos clique aqui e escolha a opção alteração de dados e em seguida endereço.

Se você precisa fazer a transferência entre municípios do Estado de São Paulo, poderá fazer a solicitação no Poupatempo da cidade em que você irá residir. Ex.: Alguém que mudou de São Bernardo do Campo para São Paulo, poderá solicitar a transferência em qualquer Poupatempo da capital, exceto o Poupatempo Luz que não conta com os serviços do Detran. No caso contrário, ou seja, a mudança é de São Paulo para São Bernardo, a transferência deve ser solicitada no Poupatempo de São Bernardo. Clique aqui para obter informações sobre os procedimentos

Para transferências de cidades de outro Estado para um município do Estado de São Paulo, você deverá realizá-la no Detran, quando a transferência for para a capital, ou nas Ciretrans quando a transferência for para as demais cidades. O Poupatempo conta com Ciretrans nas seguintes cidades: Americana, Araçatuba, Araraquara, Botucatu, caieiras,Caraguatatuba, Guarulhos, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Presidente Prudente, Rio Claro, São Carlos, Suzano e Tatuí.

Fonte: Poupatempo

Sobre o Autor

Marco Aurélio administrator

error: Content is protected !!