Cinto de segurança: uma defesa à vida

Cinto de segurança: uma defesa à vida

Cinto de segurança: uma defesa à vida

Você sabia que mesmo uma batida que envolva veículos em velocidade de apenas 40km/h pode fazer com que o motorista seja arremessado para fora do veículo? O uso de um dos equipamentos obrigatórios em um carro pode evitar esse risco: o cinto de segurança.

“Dependendo da velocidade que o condutor estiver, mesmo o cinto de segurança tem sua limitação. Mas dentro de um parâmetro aceitável, a sua utilização reduz o número de óbitos, bem como de lesões, em até 80% dos acidentes de trânsito. Daí a importância da sua utilização”, revela Sérgio Marques, capitão da Polícia Militar de São Paulo e especialista em trânsito.

Uso correto do cinto de segurança

Confira as recomendações principais para o uso do equipamento:

  • Lembre-se de que a obrigação de uso do cinto de segurança é para todos os ocupantes do veiculo, em todas as vias do território nacional;
  • Não utilize cinto de segurança de forma ineficiente, incluindo alargadores ou modificadores no equipamento ou mesmo colocando-o embaixo do braço. A infração, nesses casos, é grave, com multa de R$127,69 e a perda de cinco pontos na carteira;
  • Utilize cinto de segurança ou dispositivos de retenção apropriados para a idade das crianças que está transportando. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também prevê o uso de cadeirinha, bebê-conforto e assento de elevação. A multa para quem trafegar com crianças que não estiverem utilizando os dispositivos adequados às suas idades é gravíssima, no valor de R$191,64, além da perda de sete pontos na carteira;
  • Verifique se o cinto está travando corretamente e em bom funcionamento e estado. Se não estiver, troque-o. Cintos de segurança foram feitos para ter vida longa, mas devem ser substituídos em concessionárias ou oficinas especializadas sempre que apresentarem problemas, como defeitos na trava ou descosturas.

BOX – sugestão

Para saber mais:

A Polícia Militar de São Paulo desenvolveu o curso Trânsito Consciente. Gratuito, ele pode ser realizado pela internet e possui módulos disponíveis para crianças, jovens e adultos, em português e inglês (e em breve em espanhol). Acesse em www.policiamilitar.sp.gov.br.

Bradesco Seguros

A vida é um grande espetáculo e para protagoniza-lo com dignidade precisamos nos sentir protegidos. E esta proteção começa individualmente, passando pela nossa própria vida, nossa saúde, nosso futuro, nossa família e nosso patrimônio para que possamos viver intensamente cada ciclo da vida. Por isso, a proteção passa a ser a grande necessidade das pessoas neste século, marcado por acontecimentos imprevisíveis.  E proteger as pessoas e seus patrimônios é justamente a missão da maior seguradora do Brasil: a Bradesco Seguros.

Fundada há 78 anos, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.

Ao longo de sua história a Bradesco Seguros, vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento e pleno sucesso. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 42 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 374 dependências próprias e 42 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,6 mil agências do Banco Bradesco.

A Bradesco Seguros também foi pioneira em seu segmento na implantação de uma Ouvidoria de Clientes. Um canal de comunicação, com o objetivo de solucionar eventuais problemas de atendimento. Uma estrutura que funciona dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Diferenciais que consolidam cada vez mais a marca do Grupo Bradesco de Seguros no mercado brasileiro.

Uma marca construída a partir do resultado de suas quatro seguradoras.

Sobre o Autor

LuzeAzevedo administrator

error: Content is protected !!