Bradesco Seguro Automóvel – Dicas seguro Auto

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Carro saudável

Num futuro próximo, os carros vão cuidar da saúde e bem-estar de seus proprietários. Isso é o que indica o estudo desenvolvido pela Ford, em parceria com a Microsoft e as empresas Healthrageous e BlueMetal Architects. O objetivo da montadora é desenvolver tecnologias capazes de facilitar o acesso às informações, produtos e serviços para manter a qualidade de vida dos motoristas enquanto dirigem.

A marca chegou à conclusão de que o automóvel seria um aliado ao bem-estar dos donos dos veículos devido à privacidade oferecida pelo automóvel e o tempo dispensado no trânsito. Nessa perspectiva, a intenção é aproveitar, junto a esses fatores, o dispositivo de conectividade SYNC, presente em vários modelos, para propor soluções de saúde a bordo.

O conceito de carro saudável, como é chamado pela montadora, é pensado para utilizar esses equipamentos de conectividade do automóvel, incluindo GPS, conexão Bluetooth para celular e internet. “A ideia é aplicá-los em soluções que vão desde encontrar o recurso hospitalar mais próximo até obter informações sobre uma doença, por controle de voz”, explica o gerente do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford, Gary Strumolo.

Ou seja, a razão da pesquisa é buscar formas de intensificar os cuidados da saúde de quem utiliza o veículo por meio de informações como do monitor de pressão arterial, medidor de glicose e histórico de alergia do motorista, em um sistema não invasivo.

Para funcionar, os aplicativos ativados por comando de voz ou toque na tela, desenvolvidos pela Microsoft, traduzem as informações recebidas pelos sensores aos usuários, ao mesmo tempo em que integram os dados biométricos de outros dispositivos.

A partir dos dados captados pelos sensores e registros de arquivo, somado aos demais detalhes importantes informados pelo motorista sobre a sua saúde, o sistema monitora e emite alertas, caso seja necessário.

Como as informações são arquivadas em nuvem, o proprietário tem a chance de acessar os dados quando estiver fora do automóvel. De acordo com Mary Chalk, cofundadora e chefe de marketing da Healthrageous, o objetivo é tornar a saúde mais acessível e ajudar as pessoas a terem uma qualidade de vida melhor.

Incentivo para a pesquisa

A Ford justifica o carro saudável em meio à tendência apresentada pela pesquisa realizada pela Pew Research, dos Estados Unidos, que apontou o fato de cada vez mais pessoas de todas as idades e classes sociais visitarem os sites de saúde antes de irem ao médico, tornando essa uma das áreas mais populares da internet.

Segundo indica a pesquisa, 93% dos entrevistados vão aos sites pela conveniência de não precisarem depender da agenda do médico, enquanto 83% declaram obter mais informações on-line do que com os profissionais da área da saúde e 80% preferem devido à privacidade.

Ainda de acordo com a montadora, a área de medicina e saúde foi a terceira com maior crescimento em aplicativos para smartphones. Hoje, são mais de 17 mil à disposição, com a expectativa de conquistarem mais de 500 milhões de usuários até 2015.

“Essa tendência indica que o automóvel pode ter um papel de destaque no segmento crescente da saúde e bem-estar digital, já que as pessoas passam boa parte do tempo a bordo do veículo”, conclui Strumolo

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LuzeAzevedo administrator

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